fbpx

Colocação de Implante Hormonal

  icon1 Áreas de Atuação

O implante contraceptivo é uma realidade que auxilia a mulher a ter um maior controle sobre o seu corpo, já que além de evitar a gravidez também ajuda durante o período menstrual, diminuindo a intensidade de cólicas ou, em alguns casos, o fluxo sanguíneo.

A liberação do óvulo do ovário e a entrada de espermatozoides é impedida pelo implante anticoncepcional, o que diminui em mais de 99% as chances de a gravidez ocorrer após a colocação desse dispositivo, com eficácia semelhante a laqueadura.

Antes de optar por esse método é de extrema importância uma consulta com o ginecologista, para que a paciente possa entender se existem contraindicações para sua utilização, a forma de inserção e até possíveis efeitos colaterais que podem acontecer.

Para a colocação do Implanon, é necessário fazer um teste de gravidez e uma anamnese, que nada mais é que uma entrevista realizada pelo médico para saber como está a saúde da paciente.

A duração de um implante é de 3 anos. Se antes deste período a mulher desejar engravidar, basta solicitar ao ginecologista que retire o implante. A fertilidade volta rapidamente após a retirada do contraceptivo.

Mulheres com trombose recente, câncer de mama, icterícia ou sangramento vaginal desconhecidos não devem fazer uso de implantes contraceptivos.

O Implanon é um pequeno bastão com 4cm de comprimento composto de plástico semirrígido com 68mg do hormônio etonogestrel, um derivado da progesterona. Diferente do DIU, esse anticoncepcional é colocado sob a pele, na região anterior do braço. Ele é invisível e evita a gravidez por até três anos.

A colocação é simples e praticamente indolor, sob a ação de anestésico local. Complicações do procedimento são raras porém é recomendado evitar esforços no membro por alguns dias.

A eficácia do Implanon é bastante alta e começa em torno de uma semana após sua inserção.

Um pesquisador da Universidade de Princeton, James Trussel, afirmou em um de seus estudos que esse é o método contraceptivo mais eficaz porque, em um ano de uso, estimou-se que ocorreram apenas 5 gestações em cada 10 mil mulheres que colocaram o implante.

Para saber qual método é o mais indicado pra você, agende uma consulta uma consulta.


Dra. Patricia Sano Blanco – Ginecologista – CRM PR 20898 RQE Nº: 18215
Especializada em Ginecologia & Ginecologia Regenerativa Funcional/Estética
Ed Max Saude, anexo ao Hospital Thereza Mussi - AV Brasil, 450,sala 606 - Centro, Pato Branco - PR