Áreas de Atuação
Realizamos consulta ginecológica de rotina para prevenção, acompanhamento e tratamento dos aspectos relacionados com a função reprodutora e sexual das mulheres.
Toda mulher que teve ou tem vida sexual deve consultar o ginecologista uma vez por ano para se submeter a uma avaliação clínica que inclui o exame de toque, o exame pélvico e a coleta do material para o Papanicolau.
Exames Ginecológicos
O Exame Interno ou Pélvico, aquele feito com ajuda do espéculo, permite ao médico coletar material e observar o colo do útero atrás de sinais de corrimentos indesejáveis, de doenças e suspeita de câncer.
O Câncer Cervical, também chamado de câncer de colo do útero ainda afeta muitas brasileiras. No exame de toque com apalpação abdominal o ginecologista consegue perceber se existe alguma irregularidade nos ovários, trompas de falópio e no útero
Os casos em que o exame pélvico deve ser repetido em menos de um ano:
- Sangramento fora das menstruações ou fluxo menstrual muito intenso;
- Sangramento após a menopausa;
- Irritação ou coceira nos genitais ou corrimentos suspeitos;
- Dor e sangramento durante a relação sexual;
- Presença de sinais estranhos como manchas, verrugas ou vermelhidão na vulva (a região da entrada da vagina).
Agenda Regular de Exames Ginecológicos e Preventivos de Saúde Feminina.
Além da consulta regular ao ginecologista, as mulheres sexualmente ativas devem fazer exames preventivos conforme a agenda abaixo descrita.
- Exame Pélvico e das Mamas – Anual – O exame consiste na visualização do colo do útero, com toque e apalpação dos órgãos reprodutivos e dos seios para verificar a presença de corrimentos anormais e infecções ou doenças na região do colo do útero, de nódulos e outras irregularidades nos ovários, trompas e nas mamas.
- Mamografia – Anual – O exame consiste na investigação radiológica das mamas para detectar microcalcificações e outros sinais do câncer de mama.
- Papanicolau (útero) – Anual – Após 20 anos de idade – O exame consiste na análise de células retiradas do colo do útero para detectar o câncer de colo de útero. Anualmente, no início, durante três anos consecutivos. Diante da ausência de irregularidades depois disso, a critério médico.
- Colposcopia (útero) – Anual – Após 20 anos de idade – O exame consiste na observação visual do colo do útero ampliada com o auxílio de fonte de luz e lupa para detectar a presença de infecções, irregularidades ou sinais de doença. Anualmente, no início, durante três anos consecutivos. Diante da ausência de irregularidades depois disso, a critério médico.
- Colesterol e Triglicérides – O exame consiste na análise laboratorial do sangue para prevenir doenças cardiovasculares, principalmente para mulheres fumantes, hipertensas, com história familiar de colesterol elevado ou com obesidade.
- Glicemia de Jejum – De acordo com a orientação médica – O exame consiste na análise laboratorial do sangue para prevenir o diabetes, principalmente para mulheres com suspeita de distúrbio associados à produção de insulina.
- Eletrocardiograma em Repouso – De acordo com a orientação médica – Após 35 anos de idade – O exame consiste na observação da frequência cardíaca em descanso para detectar problemas com o batimento cardíaco.
- Eletrocardiograma de Esforço – De acordo com a orientação médica – Após 35 anos de idade – O exame consiste na observação da frequência cardíaca em movimento acelerado para medir o potencial adequado de esforço físico, principalmente em mulheres sedentárias que pretendem iniciar atividades de condicionamento físico.
Dra. Patricia Sano Blanco – Ginecologista – CRM PR 20898 RQE Nº: 18215
Especializada em Ginecologia & Ginecologia Regenerativa Funcional/Estética
Ed Max Saude, anexo ao Hospital Thereza Mussi - AV Brasil, 450,sala 606 - Centro, Pato Branco - PR